sexta-feira, 22 de junho de 2012

Confira o release que foi publicado no site da Prefeitura Municipal de São Vicente:

PAREDE ARQUEOLÓGICA ENCONTRADA EM SV  PODE SER 
TOMBADA HISTORICAMENTE

Casa Martim Afonso e Condephasv aguardam aprovação dos órgãos estadual e federal para oficializar a edificação como a mais antiga do País

As escavações do Sítio Arqueológico do Bacharel podem trazer mais um patrimônio histórico à Primeira Cidade do Brasil. A parede encontrada durante os trabalhos na Casa Martim Afonso possui cerca de 9 metros de altura e foi erguida em meados do século XVI no subterrâneo da casa, localizada na Praça 22 de Janeiro, 469 – Gonzaguinha. As escavações do sítio arqueológico aconteceram na década de 90 e foram intensificadas em 2009. Agora, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de São Vicente (Condephasv), em parceria com a Casa Martim Afonso, pedem o tombamento do Sítio, onde protocolou o pedido ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Embora o Iphan e o Condephaat já reconhecerem desde 1955 a área desde o Porto das Naus até a Igreja Matriz, no Centro, com o titulo de Remanescentes da Vila Colonial, para o historiador Marcos Braga, o objetivo é ser reconhecido pontualmente. “O reconhecimento atual não especifica o que há ali, com este reconhecimento conquistaremos a preservação do monumento em si”.
Ainda segundo Braga ter um selo especial é de extrema importância a para a Cidade. “Os selos significam a oficialização da parede mais antiga do País, com isso vamos alavancar uma divulgação histórica para a Primeira Cidade do Brasil”, diz.
O local foi batizado como Sitio Arqueológico Bacharel em homenagem ao Bacharel de Cananéia, que pode ter erguido a edificação. Para Marcos Braga o pedaço de parede encontrado faz parte da Casa de Pedra do Bacharel. “Registros históricos apontam esta como a primeira fortaleza construída em São Vicente”.
Tombamento – A Casa Martim Afonso foi tombada oficialmente em 21 de janeiro de 2008 em comemoração ao aniversário de 477 anos de São Vicente. Na época onze patrimônios históricos e turísticos foram reconhecidos por meio do Condephasv.




terça-feira, 19 de junho de 2012


No último sábado, dia 16 de junho, um grupo de fotógrafos que participavam da 26ª Saída Fotocultura, estiveram na Casa Martim Afonso. O intuito do evento foi explorar pontos turísticos de São Vicente.
Confira as fotos que a fotógrafa Ivy Freitas nos enviou.
Se você é apaixonado por fotografia, ou quer saber um pouco mais sobre esse e outros eventos, conheça o site: 


Fotos tiradas por: Ivy Freitas







quinta-feira, 14 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012


A seguir, confira o texto da historiadora Edria Esteves Freire, que foi publicado em maio de 2012, na revista Ceciliana:

Revista Ceciliana. Maio de 2012. Número Especial: Patrimônio Cultural – Memória e Preservação.ISSN 2175-7224 - © 2010/2012 - Universidade Santa Cecília Disponível online em http://www.unisanta.br/revistaceciliana 

ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS MORADORES  DE SÃO VICENTE SOBRE A CASA MARTIM AFONSO